Duto de Entulho para Construção Civil

Resíduos da Construção Civil

Quais os tipos de resíduos da Construção Civil?

Nesta postagem você irá conferir os tipos e a classificação de resíduos sólidos produzidos durante e após as obras na Construção Civil. Desta maneira poderá saber o que pode ser reciclado para reuso e o tipo de resíduo perigoso, que necessita de descarte adequado.

Resíduos da Construção Civil
Resíduos da Construção Civil

São considerados resíduos na Construção Civil todo material que após seu uso nas obras passa a ser descartado para qualquer utilização ou aplicação devida, sendo assim tratado como lixo, descarte, entulho. Sendo assim é necessário realizar uma triagem deste material para identificar o que poderá ser reciclado para reuso em qualquer outro projeto, assim também como identificar e descartar corretamente o que é considerado perigoso e sem opção de reuso.

Estes resíduos da construção civil são gerador por determinados tipos de demolição, bem como pelos métodos próprios da execução da obra. Seja qual for o motivo estes resíduos são classificados de acordo com o material envolvido. Para facilitar a identificação e triagem o CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) classificou os resíduos através da resolução no 307/2002.

Seguindo a Classificação do CONAMA

O CONAMA em sua resolução 307/2002 classifica os resíduos da Construção Civil em quatros classes, a saber: Classe A, Classe B, Classe C e Classe D.

Resíduos Classe A
Resíduos Classe A

Resíduos do tipo Classe A

Em primeiro lugar os Resíduos de Classe A são aqueles onde existe a possibilidade de sua reutilização na própria obra, em etapas posteriores ou serviços específicos. Contudo se não for possível reutilizá-los na mesma construção ainda assim seu descarte é simples, podendo ser a locais de reciclagem de material de construção, bem como aterros propícios para sobras de obras da Construção Civil.

Dentre os materiais que se enquadram no tipo de Classe A podemos citar, a saber:

  • Argamassa
  • Concreto
  • Blocos de Concreto
  • Pedras (ex. Brita)
  • Tijolos
  • Materiais Cerâmicos
  • Solos de Terraplanagem

 

Resíduos Classe B
Resíduos Classe B

Resíduos do Tipo Classe B

O tipo de Resíduos da Classe B engloba os materiais que podem ser utilizados com outros fins além da Construção Civil. São propriamente os materiais reciclados que podem abastecer a indústria de papel, plástica, vidro, metal dentre outras. Estes tipos de materiais são bem comuns nos canteiros de obras e acabam formando um grande conjunto de resíduos no final dos trabalhos, após o acabamento principalmente.

São eles a saber:

  • Papeis e Papelão
  • Materiais Plásticos
  • Metais
  • Madeiras
Residuos Classe C
Residuos Classe C

Resíduos do Tipo Classe C

O tipo de Resíduos da Classe C são materiais que não dispõe de processos de reciclagem, e portanto devem ser descartados. A diferença para com os Resíduos da Classe D é que estes resíduos não são tão perigosos ao ponto de ser obrigatório seu descarte em áreas de controle.

Alguns exemplos de Resíduos da Classe C, a saber:

  • Borracha
  • Gesso ( entre eles as sobras de placas de Drywall)
Resíduos Classe D
Resíduos Classe D

Resíduos do Tipo Classe D

´Por último tempos os Resíduos da Classe D. Este tipo de resíduo é todo aquele que necessita ser descartado corretamente, evitando assim contaminação entre humanos, animais e o próprio meio ambiente. Geralmente são materiais industriais de alta periculosidade e precisam de um local próprio para seu descarte.

Dentre os tipos de Resíduos da Classe D estão, a saber:

  • Vernizes
  • Solventes
  • Tintas
  • Telhas e qualquer material contendo amianto
  • Qualquer tipo de material contaminado sem exceção

Duto de Entulho para Obras

Quem trabalha com obra necessita de um meio rápido para o descarte de resíduos dos andares superiores diretamente em caçambas de entulho. Assim o uso dos Dutos de Entulho são a melhor opção.

Duto Condutor de Entulho
Duto Condutor de Entulho

Este tipo de equipamento é fabricado em polietileno altamente resistente. Compõe o sistema o Duto Reto, o Duto Bocal, o Suporte Metálico e em alguns casos o Reforço de Curva.

A instalação do equipamento é rápida, bem como sua desmontagem. Estes dutos utilizam a força da gravidade para escoar os detritos de qualquer altura nas obras da Construção Civil.

O Grupo IW8 é fabricante de Dutos de Entulho e vende para todo o Brasil. Entre em contato com nosso Departamento Comercial através de nosso Formulário de Contato para solicitar um orçamento sem compromisso.

Have any Question or Comment?

One comment on “Resíduos da Construção Civil

Comments are closed for this post !!
icone-whatsapp-grupo-iw8-construmaq